Residentes Na Escola Polivalente

A Matemática é considerada uma disciplina de suma importância, mas é evidente as dificuldades que os alunos tem ao aprendê-la. Essas dificuldades preocupam  os educadores e causa uma inquietude em relação as praticas de ensino postas dentro das salas de aula. Em virtude a isso, o recente programa do Residencia Pedagógica, na sua primeira temporada, que tenta substituir os estágios dos cursos em licenciatura, em busca de mais aperfeiçoamentos, emite missões para os discentes das universidades participantes desse projeto, os residentes, para que eles busquem formas diferenciadas e significativas para o ensino da Matemática tentando amenizar tal situação.

Em resposta a isso, Residentes do curso de licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), campus Juazeiro do Norte, aplicam projetos educacionais a alunos do Ensino Médio da escola E.E.M.T.I Presidente Geisel - Polivalente.

Os projetos trata-se da aplicação do lúdico no processo de ensino-aprendizagem, ambos trabalharam conceitos sobre a Geometria Espacial. Um dedicou-se a construção de sólidos geométricos através de dobraduras para facilitar a visualização geométrica dos alunos e o outro utilizou jogos envolvendo os conceitos desse conteúdo. 


Residente mostrando o hexaedro de Platão para os alunos

Alunos montando um dos sólidos geométricos 

Alunos jogando o jogo de cartas sobre os sólidos geométricos 

Alunas jogando o jogo de cartas sobre os sólidos geométricos 




Fonte: Residentes do curso de licenciatura em Matemática.

Comentários